PRINCIPAL PB.jpg

CASAIS DE SÃO LOURENÇO, ERICEIRA

Propõe - se a construção de quatro habitações familiares de tipologia T3/T4 integradas num loteamento urbano recente, em Casais de São Lorenço. Trata-se de uma urbanização liberta de construções, capaz de receber uma nova ocupação cuja valorização urbanística resultará da qualidade arquitetónica das moradias que aí possam ser erigidas. 

Procurou-se desenvolver uma proposta arquitetónica contemporânea, que deseja contribuir para a consumação de uma nova identidade para o lugar.  

A solução de projeto para as moradias sustenta-se na articulação de um programa funcional regular, em que a vivência desejada ocorre com alguma informalidade, evocando-se a fluidez evidenciada na fusão entre as áreas sociais, de utilização coletiva, localizadas no piso térreo.

Explora-se a diluição do espaço interior com a envolvente exterior através de frente evidenciada de grande dimensão, estendendo-se para o exterior a zona de estar com o complemento de um alpendre, terraço e jardim, capazes de potenciar uma vivência exterior generosa em contacto com a paisagem de grande profundidade e a piscina integrada no lote.

localização

Ericeira, Portugal

 

projecto

2018