top of page
PRINCIPAL PB.jpg

LAGOA DO CERNE, LAVRE

Este projeto está inserido num contexto rural, nas imediações de Lavre. Este integra construções preexistentes, nomeadamente uma habitação e garagem. De acordo com a sua utilização habitacional, propõe-se a manutenção da preexistência adequando-se a uma tipologia T3, sendo para o efeito considerada a alteração e ampliação das construções preexistentes.

As edificações beneficiam de um enquadramento rural privilegiado, caracterizado por uma orografia algo irregular, onde a paisagem envolvente integra espaços de pastagem de gado ovino e alguma pluralidade arbórea de onde se destacam os pinheiros e sobreiros, num contexto visual com profundidade de campo relevante. 

O conceito orientador do projeto prende-se pelo princípio da preservação e valorização do local, confinando-se a zona de intervenção à envolvente direta do núcleo edificado. O projeto adota a reposição do que se considera a forma original do edifício principal, explorando-se a ampliação deste num novo corpo a integrar entre os dois corpos preexistentes.

 Eleva-se como principal preocupação a busca de uma unidade visual e o respeito pelas formas e proporções atuais.

A sua forma, resultante da articulação de três volumes distintos. Adota-se nos momentos de contacto entre volumes, uma linguagem naturalizada, de carater efémero, capaz da sua diluição com recurso ao tratamento paisagístico.

A presente proposta procura a afirmação de uma solução arquitetónica contemporânea, conferindo ao edifício um carácter sólido, onde a ausência de elementos de adorno emancipa apenas a relação dos volumes sóbrios no terreno. Estes resultam numa cadência que respeita as cotas naturais do terreno e refletem, na sua proporção, a hierarquia pretendida entre espaços distintos.

localização

Montemor-o-Novo, Portugal

 

projecto

2019

bottom of page